terça-feira, 1 de abril de 2014

Túnel Nova Descoberta – Via Costeira



O RN não para de crescer e a Cidade de Natal não para com suas obras de preparação para a Copa do Mundo. Torcedores e turistas deverão encontrar uma cidade sem caos urbano, com facilidades de deslocamento de um lado para outro, com pistas de transito livre sem semáforos e sem cruzamentos, sem pedestres atrapalhando o transito e cruzando as ruas. Estacionamentos disponíveis, fartos e amplos, com segurança e vigilância.

Dando continuidade as obras de mobilidades urbanas, deverá ser construído ainda antes da Copa, na cidade de Natal, um túnel ligando o bairro de Nova Descoberta à Via Costeira, passando por baixo do Parque das Dunas, a reserva florestal urbana preservada. A nova via prevê ser uma alternativa de ligar a região hoteleira da cidade, localizada em Ponta Negra, Via Costeira e praias urbanas, ao complexo esportivo da Arena das Dunas.

Estudos já foram realizados para decidir a melhor engenharia de construção. Ao mesmo tempo em que será perfurado o morro, será construído o túnel. Anéis de aço serão colocados a medida do avanço da construção, o avanço da perfuração, evitando assim os desmoronamentos e soterramentos provocados pelo tipo de terreno encontrado ali, dunas de areia. Evitando também alterações no sistema ecológico do Parque. O Parque das Dunas que ficará situado sobre o túnel, ainda poderá contar com uma via de acesso de pedestres ligada por elevadores entre o parque e o túnel sob o solo, alguns metros abaixo.

 Este túnel é um projeto antigo que já estava arquivado, surgindo agora recursos e tecnologias para execução das obras. Inicialmente os acessos rodoviários serão pelo prolongamento da Rua Cel. Coelho e Amintas Barros, cada qual dando acesso a uma mão de transito, podendo ser ampliado mais tarde de acordo com a demanda do tráfego.

Alguns nomes já estão sendo estudados e cotados para dar nome ao túnel como: Túnel Nova-Costeira, Túnel Via-Descoberta, Túnel das Dunas, Túnel Dunas-Dunas, Túnel Arena nas Dunas; Túnel de Areia, e  Luzia vai ao Parque.

Todas as obras continuam em ritmo acelerado na cidade com a promessa de tudo estar pronto antes da Copa. Muitas obras de mobilidade urbana e imobilidade urbana ainda estão previstas. Muitas construções e inaugurações estão previstas. Muitas confusões, e muitas comemorações de 1º de abril.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  01/04/2014


Nenhum comentário: